Resgatado 15º trabalhador de mina no Chile

Resgatado 15º trabalhador de mina no Chile

Outros 18 homens ainda estão a 622 metros da superfície desde 5 de agosto

Correio do Povo

Resgatado 15º trabalhador de mina no Chile

publicidade

Víctor Segovia Rojas foi o 15º trabalhador a ser resgatado da mina San José, no Chile. Ele foi içado em uma cápsula por volta das 12h desta quarta-feira. Outros 18 homens ainda estão a 622 metros do chão aguardando o trabalho de socorro. Eles estão sendo retirados um por um desde a meia-noite de hoje. A previsão é de que o trabalho seja concluído na quinta-feira. Os homens estão soterrados desde 5 de agosto quando houve um acidente na mina.

Víctor Zamora Bugueño foi o 14º a ser içado, por volta das 11h30min desta quarta-feira. Logo após seu salvamento, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, recebeu uma ligação de apoio do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O chileno agradeceu a solidariedade. “Lula, muito obrigado”, disse, em espanhol.

Leia todas as notícias sobre o resgate no Chile

O 13º, Carlos Barrios Contreras, foi trazido à superfície antes de Bugueño. A tia dele Mariela esperava junto com a família o salvamento do sobrinho. Ela disse à reportagem da Rádio Guaíba que a primeira coisa que diria a Contreras era para ele não trabalhar mais em minas. O homem, que é solteiro e tem um filho de 5 anos, foi aplaudido pela equipe de resgate e colocado em uma maca. Logo após, será encaminhado ao hospital de Copiapó.

O mineiro mais velho do grupo foi resgatado às 7h59min desta quarta-feira. Mário Gomez Heredia, 63 anos, trabalha em minas desde os 12 anos. Ele precisou colocar uma máscara de oxigênio antes de ser içado. Heredia tem mulher e quatro filhos.

Antes dele, Claudio Yáñez havia alcançado a superfície. Alex Vega Salazar foi o décimo mineiro resgatado. Ele foi recebido pela esposa Jessica Salgado. Jorge Galleguillos Orellana, 56 anos, foi o 11º trabalhador a ser retirado da mina. O içamento durou 14 minutos. Ele foi recebido com aplausos e abraços do irmão. A família dele cantou o hino nacional chileno no acampamento Esperança. O 12º a ser içado foi Edison Peña Villarroel de 34 anos. Ele foi recebido pela mulher que o abraçou emocionada.

Passavam cerca de 10 minutos da meia-noite de quarta-feira, quando a primeira vítima foi retirada da mina. Florencio Ávalos, 31 anos, foi recebido com muita festa. Entre as primeiras pessoas que o cumprimentaram, estava o presidente do Chile e um de seus filhos pequenos.

A operação começou às 23h20min, quando o médico socorrista começou a descer até o local onde os trabalhadores estão, através da cápsula de resgate. Conforme as autoridades chilenas, o resgate deve ser totalmente concluído até quinta-feira.

Confira os mineiros que já foram libertados:

1º Florencio Ávalos
2º Mário Sepúlveda
3º Juan Illanes
4º Carlos Mamani
5º Jimmy Sánchez
6º Osman Araya
7º José Ojeda Vidal
8º Claudio Yáñez
9º Mário Gomez Heredia
10º Alex Vega Salazar
11º Jorge Galleguillos Orellana
12º Edison Peña Villarroel
13º Carlos Barrios Contreras
14º Víctor Zamora Bugueño
15º Víctor Segovia Rojas


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895