O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, se encontra com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, neste domingo, em Israel, em sua primeira visita ao Oriente Médio como principal diplomata americano. Rubio também visitará os Emirados Árabes e a Arábia Saudita, mas não irá à Jordânia, ao Catar e ao Egito.
A viagem acontece poucos dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, sugerir a transferência da população palestina da Faixa de Gaza para outros países e a reconstrução do local sob propriedade americana. O plano do republicano agradou aos israelenses, mas foi rejeitado por outros líderes árabes, que estão buscando uma contraproposta.
- Governo Trump demite novos juízes de imigração sem aviso prévio, diz Federação
- Milei promoveu criptoativo que movimentou milhões e depois colapsou
- Alemanha não vai tolerar interferência externa em eleições, diz Scholz, em resposta a JD Vance
Neste domingo, o Ministério da Defesa de Israel afirmou que recebeu uma remessa de munições dos Estados Unidos. O governo americano anterior, de Joe Biden, havia interrompido esse tipo de envio devido a preocupações com vítimas civis em Gaza.
O cessar-fogo entre Israel e Hamas se mantém, apesar do ataque israelense no sul da região, nesta manhã.
Hamas deve ser eliminado, diz Rubio
Durante o encontro, Rubio afirmou que o movimento islamista palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza, "deve ser eliminado".
"O Hamas não pode seguir como força militar ou governamental (...) eles devem ser eliminados", declarou em uma coletiva de imprensa conjunta com Netanyahu em Jerusalém.