Mundo

Rússia diz que interceptou 184 drones ucranianos durante a noite

Maioria dos drones foi abatida sobre as regiões de Kursk e Belgorod

A Rússia anunciou nesta terça-feira(7) que interceptou 184 drones ucranianos durante a noite, um dos ataques mais intensos de Kiev desde o início da campanha em larga escala de Moscou na Ucrânia em fevereiro de 2022.

A maioria dos drones foi abatida sobre as regiões de Kursk (62) e Belgorod (31), na fronteira com a Ucrânia, segundo um comunicado do Ministério da Defesa russo.

Na segunda-feira, a Rússia afirmou ter neutralizado 251 desses dispositivos, um dos maiores ataques retaliatórios de Kiev, que resultou em duas mortes.

Na região de mesmo nome, cerca de 1 mil pessoas permaneceram sem energia na manhã desta terça-feira após ataques à infraestrutura energética nos últimos dois dias, de acordo com o governador Vyacheslav Gladkov.

Desde o início de sua ofensiva, há três anos e meio, a Rússia tem lançado drones e mísseis contra a Ucrânia quase diariamente, e a Ucrânia responde regularmente atacando território russo.

A Ucrânia começou a responder com bombardeios contra refinarias de petróleo russas e outras infraestruturas energéticas.

Moscou intensificou seus ataques à rede elétrica da Ucrânia nos últimos dias, aumentando o temor de uma campanha que visa mergulhar o país na escuridão com a aproximação do inverno, como ocorreu em 2024.

No final de setembro, Moscou controlava total ou parcialmente 19% do território ucraniano, segundo uma análise da AFP baseada em dados fornecidos pelo Instituto Americano para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês), que trabalha em conjunto com o Critical Threats Project (CTP).

Cerca de 7% — Crimeia e áreas da região industrial do Donbass — já estavam sob controle russo antes do início da ofensiva em 2022.

Veja Também