Síria anuncia aprovação da nova Constituição em referendo

Síria anuncia aprovação da nova Constituição em referendo

Apenas 57,4% do eleitorado participou da votação

AFP

Homem armado ao lado de inscrição que diz "Abaixo o Bashar"

publicidade

A nova Constituição síria, que encerra a supremacia do Partido Baath, no governo há meio século, mas que mantém as grandes prerrogativas do chefe de Estado, foi aprovada com 89,4% dos votos, anunciou o ministro do Interior, Mohamad Ibrahim al-Shaar. O referendo desse domingo, que teve participação de "8,37 milhões de eleitores, ou seja, 57,4% do corpo eleitoral", segundo o ministro, foi questionado pela oposição e criticado pelos países ocidentais.

De acordo com Shaar, "753.208 eleitores votaram 'Não' no referendo sobre a nova Constituição, ou seja 9%, com 132.920 votos nulos". "Houve uma grande participação, apesar das ameaças proferidas em algumas regiões pelos grupos terroristas armados e apesar das campanhas de incitação (ao boicote) feitas pelos meios pérfidos para impedir que os cidadãos exercessem seu direito e prejudicar esta operação democrática, que se desenvolveu com toda a liberdade e transparência", afirmou em uma entrevista coletiva.

Pelo menos 26 pessoas foram mortas na votação do referendo. A maioria era de civis em Homs, cidade rebelde do centro da Síria bombardeada há mais de três semanas,

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895