Mundo

Saúde de Mubarak piora na chegada à prisão

Ex-presidente do Egito precisou de uma máscara de oxigênio após viagem à penitenciária

Saúde de Mubarak piora na chegada à prisão
Saúde de Mubarak piora na chegada à prisão Foto : AFP
A saúde do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, de 84 anos, se deteriorou quando ele chegou à prisão, algumas horas após a condenação à prisão perpétua neste sábado."Mubarak sofreu um agravamento surpreendente de sua saúde em sua chegada de helicóptero à prisão de Tora", indicaram a televisão e a agência oficial Mena, sem fornecer maiores detalhes.

Conforme as fontes de segurança, ele teve que usar uma máscara de oxigênio. Depois do veredicto, Mubarak foi levado do tribunal para a ala médica da penitenciária de Tora para cumprir sua pena. Até o momento ele vinha sendo mantido em prisão preventiva em um hospital militar.

Ao longo de seu julgamento, assim como no dia do veredicto, ele compareceu diante dos juízes deitado em uma maca dentro de uma cela. Aos prantos, o ex-presidente egípcio se negou a deixar o helicóptero quando chegou à prisão de Tora, no sul do Cairo. "Chorava e não queria deixar o helicóptero. Alguns membros da segurança tiveram que convencê-lo a sair", informou uma autoridade de segurança do Egito.

Aos 84 anos, o ex-líder do Egito foi condenado pela sangrenta repressão de manifestantes durante a revolta de 2011. Ele dirigiu o país durante 30 anos e foi derrubado pela Primavera Árabe. Porém, ele e seus filhos foram absolvidos das acusações de corrupção em um veredicto confuso

Bookmark and Share