Santos faz juramento como novo presidente da Colômbia

Santos faz juramento como novo presidente da Colômbia

Ex-ministro do governo Alvaro Uribe tomou posse neste sábado

AFP e AE

Juan Manuel Santos (D) faz juramento como novo presidente da Colômbia

publicidade

Juan Manuel Santos fez juramento neste sábado como novo presidente da Colômbia para o período 2010-2014, em um ato na Praça Bolívar de Bogotá que contou com a participação de diversos presidentes latino-americanos. "Juro diante de Deus e prometo ao povo cumprir fielmente a Constituição e as leis da Colômbia", disse Santos, um líder de direita de 58 anos que foi ministro da Defesa do governo de seu antecessor, Alvaro Uribe.

Santos pediu diálogo e respeito mútuo para recompor as relações com a Venezuela, interrompidas há duas semanas, em seu discurso. "Prefiro o diálogo franco e direto, e o mais rápido possível", disse o novo presidente, ao agradecer os países que se ofereceram para mediar a aproximação.

Encontro bilateral

O primeiro encontro bilateral do novo governo será com o Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje, durante entrevista coletiva em Bogotá, que Santos vai se reunir com ele no próximo dia 1º de setembro no Palácio do Planalto. Na avaliação de Lula, "50% do caminho" para o restabelecimento das relações diplomáticas entre a Colômbia e Venezuela já foi andado. Para o presidente brasileiro, isso foi possível com a decisão do chanceler da Venezuela, Nicolas Maduro, de ter aceito participar da solenidade de posse de Santos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895