Mundo

Sarkozy diz a Obama que Netanyahu é "mentiroso"

Conversa privada foi transmitida por engano durante reunião de líderes do G-20 em Cannes

Conversa privada foi transmitida por engano durante reunião de líderes do G-20 em Cannes
Conversa privada foi transmitida por engano durante reunião de líderes do G-20 em Cannes Foto : DSK / AFP / CP
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chamou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de "mentiroso" em conversa privada com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no G20, em Cannes. A informação foi divulgada nesta terça por diversos sites israelenses.

A conversa privada foi ouvida por vários jornalistas ao ser veiculada por engano no sistema usado para as traduções durante a cúpula do G20, informou o site francês Arret sur Images. "Eu não posso encontrá-lo mais, ele é um mentiroso", disse Sarkozy em francês. "Você pode estar cheio dele, mas eu, eu tenho de lidar com ele todo dia", disse o presidente dos EUA, em comentários traduzidos para o francês.

A notícia foi veiculada em sites da maioria dos jornais israelenses, mas não pelo Israel Hayom, visto como próximo de Netanyahu. O escritório do premiê não respondeu à informação e a chancelaria não quis comentar o tema.

O correspondente da rádio pública israelense Gidon Kutz, que trabalhou no evento em Cannes, disse que os jornalistas que ouviram a conversa privada concordaram em não informar sobre seu teor "para não embaraçar o serviço de imprensa presidencial francês". As informações são da Dow Jones.

Bookmark and Share