Segunda caixa preta do voo 447 da Air France foi resgatada em bom estado

Segunda caixa preta do voo 447 da Air France foi resgatada em bom estado

Artefato com os registros fônicos trazem as conversas da cabine de comando do Airbus

AFP e AE

Segunda caixa preta do voo 447 da Air France foi resgatada em bom estado

publicidade

A segunda caixa preta do Airbus A330 da Air France foi resgatada na noite da última segunda-feira e se encontra em bom estado, segundo informou o Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA), órgão do governo da França que apura as causas do desastre do voo 447. O Airbus caiu no mar no dia 1º de junho de 2009, quando fazia a rota Rio-Paris, matando as 228 pessoas que estavam a bordo.

"Os registros fônicos - Cockpit Voice Recorder (CVR) - foram localizados e identificados pela equipe de busca às 21h50min (horário local) de segunda-feira. Foram levados pelo robô Remora 6000 à bordo do navio Ile de Sein às 02h40min de terça-feira", revelou o BEA. Jean-Paul Troadec, diretor do orgão, afirmou que o artefato está inteiro, que "o chassi, o módulo e o cilindro estão lá. Globalmente, o aspecto externo está correto."

No domingo, o BEA havia anunciado o resgate do módulo de memória da primeira caixa preta - Flight Data Recorder (FDR) - com os parâmetros de voo, as informações técnicas como a velocidade e as diferentes posições do manche.

Segundo Troadec, a segunda caixa, considerada mais importante por registrar os diálogos entre os integrantes da tripulação, foi encontrada a cerca de dez metros da primeira. As duas estão agora em um container com água para impedir sua deterioração e ficarão submersas até chegar à sede do BEA em Bourget, na região de Paris. "Se pudermos ler seus registros, será possível compreender o que ocorreu", advertiu Troadec, relatando que tudo dependerá da corrosão do material.

Até o momento, os motivos da tragédia não foram explicados. Os investigadores determinaram que a falha das sondas de velocidade da aeronave, chamadas Pitot, da fabricante Thales, foi uma das causas, mas consideraram que essa avaria não
basta para explicar o acidente.

• Leia mais notícias sobre o voo 447 da Air France.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895