Seis autores de atentado no aeroporto de Istambul pegam prisão perpétua

Seis autores de atentado no aeroporto de Istambul pegam prisão perpétua

Ataque não foi reivindicado, mas autoridades turcas atribuem ação ao grupo Estado Islâmico

AFP

publicidade

Seis supostos membros do grupo extremista Estado Islâmico (EI) foram condenados nesta sexta-feira à prisão perpétua por seu papel no sangrento atentado em 2016 no aeroporto Atatürk de Istambul, noticiou a imprensa estatal. Os condenados fazem parte do grupo de 46 pessoas indiciadas no âmbito da investigação sobre o ataque que deixou 45 mortos em junho de 2016.

O atentado não foi reivindicado, mas as autoridades turcas o atribuíram ao EI. O julgamento teve início em novembro de 2017 em Silivri, perto de Istambul. Os veículos de comunicação não informaram se foram proferidas penas contra os demais acusados neste julgamento.

O ataque, um dos mais sangrentos que a Turquia sofreu, ocorreu na noite de 28 de junho de 2016, quando três homens atiraram contra as pessoas que estavam na sala do aeroporto, antes de detonar os explosivos que levavam em cintos, matando 45 pessoas, delas 19 estrangeiras, e ferindo 163. As autoridades afirmaram na ocasião que os autores do ataque eram um russo, um usbeque e um quirguiz, que entraram na Turquia procedentes da cidade síria de Raqa, reduto mais importante do EI na vizinha Síria.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895