Snowden envia pedido de asilo ao Brasil

Snowden envia pedido de asilo ao Brasil

Ex-consultor revelou o esquema do governo dos EUA para "grampear" telefonemas e e-mails

AFP

Ex-consultor amaricano revelou o esquema do governo dos EUA para ´grampear´ telefonemas e e-mails

publicidade

O ex-analista de Inteligência americano Edward Snowden enviou pedido de asilo a 21 países, entre eles Brasil, Cuba, Venezuela, Bolívia, Nicarágua, China, Rússia, Alemanha e França, revelou nesta segunda-feira o site Wikileaks. Além das solicitações anteriores a Equador e Islândia, a assessora legal para o caso Sarah Harrison entregou pessoalmente os pedidos de asilo em favor do ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA). Snowden revelou o esquema do governo do presidente Barack Obama para "grampear" telefonemas e e-mails em todo o mundo.

"Os documentos, que destacam o risco de perseguição que Snowden enfrenta nos Estados Unidos, já começaram a ser entregues pelo consulado russo às embaixadas envolvidas, em Moscou", destaca o site. Snowden acusou nesta segunda-feira o presidente Obama de "pressionar os dirigentes" de vários países para obter sua extradição.

"Na quinta-feira, o presidente Obama declarou ao mundo que não permitiria qualquer 'tramoia ou negociata' diplomática a meu respeito. Entretanto, após prometer não agir desta maneira, o presidente determinou a seu vice (Joe Biden) que pressionasse os dirigentes dos países aos quais pedi asilo político para que negassem a demanda", disse. Joe Biden tratou da situação de Snowden com o presidente do Equador, Rafael Correa, durante este final de semana. Correa revelou nesta segunda-feira que os Estados Unidos pediram a ele para rejeitar o pedido de asilo político realizado pelo ex-analista da NSA.

As últimas revelações de Snowden, 30 anos, indicam que os Estados Unidos "grampearam" embaixadas de países aliados, incluindo a representação da União Europeia (UE) em Washington. Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, o ex-consultor poderá permanecer na Rússia se deixar de divulgar informações prejudiciais aos Estados Unidos.

Confira os países que receberam pedido de asilo de Snowden:

Alemanha
Áustria
Bolívia
Brasil
China
Cuba
Espanha
Finlândia
França
Holanda
Índia
Itália
Irlanda
Nicarágua
Noruega
Polônia
Rússia
Suíça
Venezuela


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895