Mundo

Sobe para 114 número de mortos em incêndio em Bangladesh

Fogo foi causado por uma falha elétrica seguida da explosão de um transformador

Moradores e parentes transportam os caixões das vítimas do incêndio em Bangladesh
Moradores e parentes transportam os caixões das vítimas do incêndio em Bangladesh Foto : MUNIR UZ ZAMAN / AFP
Ao menos 114 pessoas morreram em um incêndio em uma zona densamente povoada do centro histórico de Daca, a capital de Bangladesh. O fogo foi causado por uma falha elétrica seguida da explosão de um transformador e se estendeu por vários prédios de apartamentos, atingindo centenas de moradores da área de Kayettuli, no coração da capital, declarou o chefe do serviço de bombeiros, Abu Nayeem. "Trata-se do pior incêndio da história do país", afirmou Nayeem.

O incêndio, que durou várias horas, provocou, além disso, ferimentos e mais de 100 pessoas, a maioria hospitalizada no Dhaka Medical College Hospital - o maior do país -, algumas com graves queimaduras e outras intoxicadas pela fumaça. "Pelo menos sete edifícios foram destruídos pelo fogo", informou o administrador do distrito, Muhibul Haque.

"Havia lojas que vendiam produtos químicos no primeiro andar. Isso fez as chamas se propagarem rapidamente", explicou Abu Nayeem. "A temperatura e a fumaça se converteram em algo insuportável devido aos produtos químicos", acrescentou.

Younus Haoladar, de 38 anos, contou que o fogo se propagou depois de uma série de explosões causadas por esses produtos químicos."Foi como uma erupção vulcânica. Algo parecido com lava percorrendo as ruas", relatou a testemunha.

Centenas de pessoas ficaram presas nos edifícios em chamas enquanto os bombeiros tentavam apagar o fogo. O incêndio foi finalmente controlado e apagado e as buscas foram suspensas depois que os bombeiros revistaram todos os escombros.

"Um casamento era celebrado no último andar de um dos prédios acreditamos que, por isso, o número de vítimas é tão elevado", disse ainda Nayeem, explicando que os bombeiros tiveram dificuldades em entrar nos prédios em chamas, todos eles muito antigos e com escadas muito estreitas. Foram achados mais de 40 corpos entre os convidados do casamento.

O ministro da Saúde, A.H.M Ruhal Haque, afirmou que se trata de uma enorme tragédia. "Chamamos todos os médicos do Colégio Médico de Daca para que venham ajudar os pacientes".