O balanço do acidente ferroviário ocorrido no sul da Espanha no domingo (18) aumentou em uma morte, chegando a 40 falecidos, informou nesta segunda-feira (19) o presidente da região da Andaluzia, Juan Manuel Moreno Bonilla.
"São atualmente 40 mortos", disse o político em uma coletiva de imprensa em Adamuz, Córdoba, onde ocorreu o acidente, acrescentando que serão necessárias "24 a 48 horas" para "saber com certeza quantos mortos foram registrados neste terrível acidente".
O que aconteceu?
A tragédia ocorreu às 19h45 locais, perto da estação de Andamuz, na região da Andaluzia, quando um trem da espanhola Iryo que ia de Málaga para Madri descarrilou e invadiu a via por onde trafegava um trem da Renfe, com o qual colidiu e que também descarrilou, publicou no X a administradora pública da rede de trens (Adif).
"A frente do trem que viajava de Madri para Huelva colidiu, pelo que sabemos até o momento, com um ou mais vagões que haviam cruzado os trilhos", disse o ministro dos Transportes, Óscar Puente.
Imagens divulgadas pela TV pública mostravam vagões descarrilados cercados de pessoas e ambulâncias, enquanto membros dos serviços de emergência atendiam os feridos. Voluntários também se aproximavam para ajudar nos trabalhos.
Outras imagens obtidas pela AFP mostravam dois vagões do mesmo trem completamente fora dos trilhos e inclinados, com pessoas trabalhando ao lado.
- FMI diz que ainda é cedo para avaliar o impacto das tensões comerciais entre UE-EUA
- Merz diz que tentará reunião com Trump em Davos e cita possível retaliação europeia
- UE diz que não há reunião Von der Leyen-Trump planejada em Davos e discute retaliação tarifária
"Parece um filme de terror", disse Lucas Meriako, passageiro do trem Iryo, ao canal de televisão La Sexta. "Houve um impacto muito forte por trás e a sensação de que o trem inteiro ia desabar... Muitas pessoas ficaram feridas por estilhaços de vidro", acrescentou.
Um acidente entre dois trens deixou neste domingo pelo menos 39 mortos e dezenas de feridos na província espanhola de Córdob
— Correio do Povo (@correio_dopovo) January 19, 2026
📌A tragédia ocorreu às 19h45 locais, perto da estação de Andamuz, na região da Andaluzia, quando um trem da espanhola Iryo que ia de Málaga para Madri… pic.twitter.com/suIHemCznH