Mundo

Sobe para 90 o número de mortos no incêndio em Hong Kong

Chamas foram controladas em quatro das oito torres do complexo residencial

Fogo seguia em alguns dos prédios
Fogo seguia em alguns dos prédios Foto : Philip Fong / AFP / CP

O número de mortos no pior incêndio das últimas décadas em Hong Kong subiu nesta sexta-feira (28), para 94. Bombeiros conseguiram apagar quase todo o fogo e buscavam desaparecidos nos prédios carbonizados. No começo da madrugada, autoridades da região semiautônoma chinesa informaram que as chamas haviam sido controladas em quatro das oito torres do complexo residencial afetado, de cerca de 2 mil apartamentos.

O fogo começou na tarde de quarta-feira, em andaimes de bambu erguidos em torno dos prédios de 31 andares do complexo Wang Fuk Court, localizado no distrito de Tai Po. Setenta e seis pessoas ficaram feridas, incluindo 11 bombeiros, segundo um porta-voz da região. O balanço de desaparecidos não foi informado.

O incêndio havia diminuído significativamente nesta sexta-feira, embora faíscas e uma fumaça densa ainda saíssem esporadicamente da estrutura, que continuava sendo resfriada pelos bombeiros, para evitar o retorno das chamas.

Autoridades investigavam o que causou o pior incêndio em quase 80 anos no centro financeiro asiático, incluindo a presença de andaimes inflamáveis de bambu e proteções de plástico comumente usadas para cobrir prédios em reforma na região. A polícia anunciou a prisão de três homens suspeitos de terem deixado, por negligência, invólucros de espuma no local.