Soldado que vazou dados pede para ser chamado de Chelsea

Soldado que vazou dados pede para ser chamado de Chelsea

Após ser condenado a 35 anos de prisão, Bradley Manning disse se considerar uma mulher

AFP

Após ser condenado a 35 anos de prisão, Manning disse se considerer uma mulher

publicidade

O soldado norte-amaricano Bradley Manning, condenado a 35 anos de prisão por vazar documentos secretos, afirmou nesta quinta-feira que agora se considera uma mulher chamada Chelsea. "Na transição para esta nova fase da minha vida, quero que todos conheçam o meu verdadeiro eu", afirmou o militar de 25 anos em um comunicado lido no programa Today, da NBC, na presença de seu advogado, David Coombs.

"Eu sou Chelsea Manning, eu sou uma mulher", afirmou no documento. "Dada a maneira como eu me sinto e me sentia desde a infância, quero começar a terapia com hormônios o quanto antes", disse no comunicado. "Também peço que a partir de hoje vocês se refiram a mim através do meu novo nome e utilizem o pronome feminino".

Na quarta-feira, um tribunal militar condenou Manning a 35 anos de prisão por fornecer documentos secretos do governo americano ao WiliLeaks, site dirigido por Julian Assange. Manning cumprirá sua sentença em custódia militar antes de ser desligado do Exército com desonra. Ele passou a maior parte de sua detenção pré-julgamento na base militar Fort Leavenworth, no Kansas, onde deve permanecer nesta nova fase.

Coombs afirmou que Manning esperou para fazer este anúncio bombástico após a divulgação de sua sentença para não ofuscar o caso. Durante o processo contra ele, o tribunal ouviu que Manning lutou com sua homossexualidade enquanto vivia no Iraque.

Quando perguntado pela NBC se Manning iria demandar judicialmente o governo para forçá-lo a fornecer a terapia hormonal e a cirurgia de redesignação sexual, Coombs disse: "Não sei sobre a cirurgia de redesignação sexual... Chelsea não indicou qual seria seu desejo, mas sobre a terapia hormonal sim", disse. "

"Espero que Fort Leavenworth faça a coisa certa e forneça isso". Coombs também disse que não era o objetivo de Manning permanecer em uma prisão feminina. "Não, eu penso que o objetivo final é estar confortável em sua pele e ser a pessoa que ela nunca teve a oportunidade de ser", completou.

Conheça as informações vazadas por Manning:

• A primeira informação que o próprio Manning reconheceu ter repassado ao WikieLaks foi um telegrama diplomático da embaixada americana na Islândia, em 18 de fevereiro de 2010.

• Manning também admitiu "a transcrição intencional" de um vídeo que mostrava civis mortos após os diparos de um helicóptero de combate americano no Iraque em julho de 2007. O documento, batizado como "danos colaterais", pelo WikiLeaks foi divulgado publicamente em uma entrevista coletiva concedida por Assange em abril de 2010 em Washington. Manning afirmou que tomou a decisão porque o vídeo o deixou "horrorizado".

• O soldado disse ser o autor do vazamento de um vídeo confidencial de um ataque por engano na localidade de Granai, no Afeganistão. Mais de 100 civis morreram na operação aérea do exército americano em maio de 2009.

• Mais de 250 mil telegramas do Departamento de Estado, procedentes de embaixadas e consulados de 1966 a 2010, foram divulgados pelo analista em várias etapas, de fevereiro de 2010 a setembro de 2011. Cinco jornais internacionais os analisaram e publicaram a partir de novembro de 2010: The New York Times, The Guardian, Der Spiegel, Le Monde e El País.

• Manning revelou ao público mais de 90 mil documentos relacionados com a guerra no Afeganistão e 400.000 relacionados com o conflito no Iraque. Em alguns foram revelados abusos, torturas e assassinatos de civis. - A partir de abril de 2011 o soldado divulga os relatórios confidenciais de 779 detentos de Guantánamo; os documentos mostram que muitos foram detidos sem acusações e também revelam detalhes sobre o estado de saúde ou o teor de suas declarações, incluindo Khaled Sheikh Mohamed, cárebro dos atentados de 11 de setembro.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895