Mundo

Sons de vulcão estremecem casas no Equador

Tungurahua registrou uma das maiores erupções da década

Tungurahua registrou uma das maiores erupções da década
Tungurahua registrou uma das maiores erupções da década Foto : Rodrigo Buendia/ AFP
Os sons emitidos pelo vulcão Tungurahua eram intensos neste sábado, e estremeceram as casas da turística cidade de Baños, no Equador. O barulho , entretanto, não chegou a despertar pânico entre os 15 mil habitantes da localidade.

Ativo desde 1999, o vulcão registrou nessa sexta registrou uma das maiores atividades da última década. Tungurahua está lançando lava e fluxos piroclásticos (mistura de gases, cinzas e rochas com temperaturas de até 800 graus centígrados e que podem cair a 150 km/hora).

Segundo o mais recente informe do Instituto Geofísico de Quito (IG, estatal), o vulcão continua com uma atividade estável de níveis moderados, associado a explosões e à presença de material incandescente nos flancos superiores.

Aeroporto de Guayaquil é fechado

As cinzas expelidas pela erupção levaram ao fechamento do aeroporto de Guayaquil, a maior cidade do Equador, informaram as autoridades. "Tomamos algumas medidas, como fechar o Aeroporto de Guayaquil e suspender as aulas na província de Guayas até uma nova avaliação", assinalou o coordenador regional da Secretaria de Emergências, Yuri De Janón. O funcionário destacou que a queda das cinzas afeta quatro localidades de Guayas, incluindo Guayaquil, com 2,5 milhões de habitantes e capital provincial, situada 135 km ao sul de Quito.

A atividade dessa sexta obrigou 2,5 mil pessoas nas províncias de Chimborazo e Tungurahua a abandonar a região. Várias delas foram a Penipe, onde há abrigos para 160 pessoas e casas recém construídas em um plano de reassentamento de comunidades em risco, disse o prefeito local, Fausto Chunata.