Mundo

SpaceX cancela voo de teste do megafoguete Starship

Empresa de Elon Musk justificou “problemas nos sistemas em terra”

Programa do super foguete sofre pressão após recentes falhas
Programa do super foguete sofre pressão após recentes falhas Foto : Ronaldo Schemidtt / AFP / CP

A empresa SpaceX cancelou neste domingo um voo de teste do megafoguete Starship, o revés mais recente para o veículo de lançamento, após tentativas recentes terminarem em explosões. “Descarta-se o décimo voo do Starship, para dar tempo de resolver um problema nos sistemas em terra”, informou a Space X.

O lançamento aconteceria da Starbase, no sul do estado norte-americano do Texas. O maior e mais poderoso veículo de lançamento da História foi construído com o objetivo de levar os Estados Unidos de volta à Lua, e é essencial para realizar o sonho de Elon Musk - dono da SpaceX e pessoa mais rica do mundo - de colonizar Marte.

No entanto, repetidas explosões, que espalharam destroços sobre ilhas do Caribe e interromperam voos nos últimos meses, aumentaram a pressão pela realização de um teste livre de contratempos.