Suécia lança suas maiores manobras militares em 25 anos

Suécia lança suas maiores manobras militares em 25 anos

País anunciou sua intenção de ingressar na Otan em maio de 2022

AFP

publicidade

A Suécia iniciou seus maiores exercícios militares em mais de 25 anos nesta segunda-feira (17) ao mobilizar 26.000 soldados de 14 países diferentes. "Os exercícios serão realizados no ar, na terra e no mar em grandes áreas do país", declararam as Forças Armadas suecas, e continuarão até 11 de maio.

As atividades se concentrarão no sul e no norte da Suécia e na ilha de Gotland, de importância estratégica.

Também participam das manobras Estados Unidos, Reino Unido, Finlândia, Polônia, Noruega, Estônia, Letônia, Lituânia, Ucrânia, Dinamarca, Áustria, Alemanha e França, a maioria membro da Otan.

Após dois séculos de neutralidade e de não alinhamento militar, a Suécia, juntamente com sua vizinha Finlândia, anunciou sua intenção de ingressar na Otan em maio de 2022, após a invasão russa da Ucrânia.

Mas, enquanto a Finlândia conseguiu se tornar o 31º membro da Otan em 4 de abril deste ano, a candidatura sueca ainda enfrenta a oposição.

Os novos membros devem ser ratificados por unanimidade por todos os países da aliança militar, e a Suécia ainda enfrenta oposição da Turquia e da Hungria.

O governo turco repreende a Suécia por sua recusa em extraditar dezenas de suspeitos que o presidente Recep Tayyip Erdogan relaciona a uma tentativa fracassada de golpe de Estado em 2016 e ao movimento separatista curdo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895