Suécia suspende administração de vacina da AstraZeneca

Suécia suspende administração de vacina da AstraZeneca

Relatos de efeitos colaterais motivaram decisão do governo sueco

AFP

publicidade

As autoridades sanitárias suecas anunciaram, nesta terça-feira (16), a suspensão do uso da vacina anticovid da AstraZeneca, seguindo, assim, os passos de vários países da União Europeia (UE) preocupados com seus possíveis efeitos colaterais.

Em nota, a Agência de Saúde Pública (FHM) disse que suspendia o uso da vacina "como medida de precaução" diante de relatos de "possíveis efeitos colaterais" e até que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) conclua sua investigação. 

Segundo o epidemiologista sueco Anders Tegnell, questionado pela agência de notícias sueca TT, os 10 a 20 casos de hemorragia registrados na Europa após a vacinação representam a principal preocupação das autoridades de saúde locais.

Embora vários países europeus tenham suspendido a vacina após informes de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com o fármaco da AstraZeneca, a FHM afirmou que não se registrou nenhum efeito colateral grave na Suécia. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que reúne hoje seu grupo de especialistas, considera que a vacinação com esse imunizante deve continuar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895