Mundo

Sul da Europa tem temperaturas acima de 46ºC em semana sufocante por onda de calor

Espanha, Portugal, Itália e França sofrem com altas temperaturas há dias

Onda de calor escaldante atinge o sul da Europa
Onda de calor escaldante atinge o sul da Europa Foto : CARLOS COSTA / AFP

Uma onda de calor escaldante atinge nesta segunda-feira (30) o sul da Europa, onde autoridades emitiram alertas para incêndios e cuidados com a saúde, advertindo que as temperaturas subirão mais uma vez. Espanha, Portugal, Itália e França sofrem com uma onda de calor há dias, com temperaturas superando 40° C.

No sábado, a Espanha bateu um recorde desde o início dos registros: os termômetros marcaram 46º C em Granada, Andaluzia, recorde para o mês de junho segundo a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet).O recorde anterior para o mesmo mês data de 1965, quando 45,2°C foram registrados em Sevilha, na mesma região. Os espanhóis também não tiveram trégua no domingo, que foi "o 29 de junho mais quente na Espanha como um todo desde pelo menos 1950", segundo a Aemet.

Nesta segunda-feira, a agência meteorológica espanhola emitiu um alerta tanto para "temperaturas extremas" quanto para tempestades, como as que ocorreram no domingo em Portugal. Os termômetros voltarão a ultrapassar os 40°C em várias partes da Península Ibérica nesta segunda-feira, especialmente na área de fronteira entre os dois países.

Veja Também

Mais de 46ºC em Portugal

Em Portugal, o termômetro atingiu 46,6°C em Mora, a cerca de 100 quilômetros a leste de Lisboa. Segundo a imprensa local, este é um recorde para um mês de junho, e o anterior também data de 60 anos.

Incêndios florestais e ondas de calor

Enquanto isso, o Ministério da Saúde italiano declarou alerta vermelho para 17 cidades em todo o país, incluindo Roma, Milão, Florença e Verona.

"A Itália atravessa uma das ondas de calor mais fortes do verão", que também está se mostrando particularmente longa, disse à AFP o especialista Antonio Spano, fundador do site especializado ilmeteo.it.

Nas cidades, as ondas de calor causam aumentos ainda maiores nas temperaturas devido ao "efeito de ilha de calor ", explicou Emanuela Piervitali, pesquisadora do Instituto Italiano de Proteção e Pesquisa Ambiental (ISPRA).

Enquanto bombeiros combatiam incêndios florestais em diversas regiões, a imprensa italiana noticiou a morte de uma mulher de 77 anos no domingo por inalação de fumaça em Potenza, no sul do país. Também em Portugal, o risco de incêndios está mais alto na maioria das áreas florestais, e cerca de 160 bombeiros ainda combatiam as chamas nesta segunda-feira, perto de Castelo Branco, no centro do país.

Na Espanha, sindicatos pediram às empresas que implementassem "medidas preventivas" para proteger a "saúde dos trabalhadores", especialmente aqueles que trabalham ao ar livre. No último fim de semana, foram registradas as mortes de dois trabalhadores em Barcelona, no nordeste, e em Córdoba, no sul, provavelmente devido ao calor.

Espécies invasoras

Cientistas afirmam que as ondas de calor se tornam mais intensas devido à mudança climática.

Na França, 84 dos 95 departamentos, excluindo os territórios ultramarinos, estão em alerta laranja nesta segunda e terça-feira, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C em alguns locais: algo "nunca visto antes" no país, segundo a ministra da Transição Ecológica, Agnès Pannier-Runacher. Cerca de 200 escolas públicas, de um total de 45.000, estarão total ou parcialmente fechadas nesta segunda, terça e quarta-feira devido ao calor.

O Reino Unido também foi afetado por essa onda de calor no primeiro dia do torneio de tênis de Wimbledon. As autoridades britânicas declararam alerta laranja em cinco regiões da Inglaterra, incluindo Londres.

Vinte e uma cidades italianas estavam em alerta máximo devido ao calor extremo no domingo, incluindo Milão, Veneza, Florença, Roma e Nápoles. O calor também atrai espécies invasoras, típicas de climas mais quentes.

Nesta semana, o ISPRA incentivou pescadores e turistas a avisarem às autoridades caso avistem quatro espécies venenosas "potencialmente perigosas", entre elas, o pterois, o sigano-nebuloso e o sigano-marmoreado, que já foram detectadas em águas do sul da Itália.