Mundo

Suprema Corte dos EUA valida decreto contra imigração de Trump

Medida teve cinco votos favoráveis e quatro contrários

Vários protestos foram organizados contra decisão da corte
Vários protestos foram organizados contra decisão da corte Foto : Mark Wilson / Getty Images / AFP / CP
A Suprema Corte dos Estados Unidos validou, nesta terça-feira, o decreto de Donald Trump que coloca obstáculos à entrada de cidadãos de países de maioria muçulmana, quando sua política de "tolerância zero" foi suspensa por falta de espaço de detenção para todas as famílias que cruzam a fronteira com o México. Por cinco votos a quatro, o tribunal considerou válida a última versão do decreto, que afeta a entrada de cidadãos de cinco países (Irã, Líbia, Somália, Síria e Iêmen), assim como da Coreia do Norte, e também de funcionários específicos da Venezuela.

"Em resumo, a linguagem é clara e o decreto não excede nenhum limite da autoridade do presidente", escreveu o juiz John Roberts. A versão aprovada do decreto é aplicada a 150 milhões de pessoas - habitantes dos seis países - e é considerada "antimuçulmana" por seus opositores.

"Essa decisão também é um momento de profunda reivindicação, após meses de histéricos comentários da mídia e de políticos democratas que se negaram a fazer o necessário para proteger nossa fronteira e nosso país", afirmou Trump sobre a questão.

O texto provocou uma onda de rechaço mundial depois de ser colocada abruptamente em vigor pela Casa Branca em 27 de janeiro de 2017, uma semana após Trump assumir a presidência.