Mundo

Suspeito por atentado na Espanha "parecia bem integrado"

Vizinhos marroquinos lamentaram "lavagem cerebral" dee Younes Abouyaaqoub

Vizinhos marroquinos lamentaram "lavagem cerebral" dee Younes Abouyaaqoub
Vizinhos marroquinos lamentaram "lavagem cerebral" dee Younes Abouyaaqoub Foto : Josep Lago / AFP / CP
Suspeito de planejar e participar do ataque em Barcelona, o jovem marroquino Younes Abouyaaqoub, morto nesta segunda-feira pela polícia, cresceu em uma pequena localidade da Cataluña. Os vizinhos afirma que parecia bem "integrado", da mesma forma que seu irmão de 17 anos, membro da célula terrorista. Abouyaaqoub, 22 anos, morreu em Subirats, 50 km a oeste de Barcelona, quando era alvo de uma caçada policial.

O jovem era procurado desde quinta-feira pelo atentado nas Ramblas de Barcelona, quando atropelou uma multidão com uma van matando 13 pessoas e ferindo 120. "Na verdade, estou contente e ao mesmo tempo, triste", disseum marroquino de 39 anos, Hassan Azzidi, na localidade catalã de Ripoll, onde morava a maior parte da célula que cometeu o duplo atentado na Cataluña (nordeste da Espanha). "Era preciso acabar com isto porque vivemos em uma guerra, mas este cara era muito jovem, alguém lavou a cabeça dele", comentou Azzidi, que trabalha em uma fábrica próxima. "Younes vivia normalmente, tinha trabalho, tudo. Como o fizeram comer m....?", lamentou.

Extremamente determinado e frio, Abouyaaqoub fugiu a pé, em meio a uma Barcelona em pânico, atravessou um mercado e percorreu seis quilômetros até o sul da cidade, onde esfaqueou um homem e fugiu com seu veículo, com o corpo da vítima no porta-malas. Nesta segunda-feira, Abouyaaqoub foi morto após gritar Alá é grande" e mostrar aos agentes um falso cinturão de explosivos.