O diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou que, para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, 'as tarifas sobre importações de aço são uma prioridade' do governo. Segundo ele, Trump pretende 'tomar medidas para encerrar as isenções sobre o aço no momento em que ele considerar adequado', como declarou em entrevista à CNBC.
Hassett também comentou a estratégia do governo para conter a inflação, afirmando que Trump busca aumentar a oferta de mão de obra e 'reduzir a demanda agregada', sem, no entanto, detalhar como essas medidas seriam implementadas.
Em relação ao comércio internacional, o assessor destacou que a Índia mantém 'tarifas extremamente altas' que dificultam a entrada de importações e afirmou que Trump deve se reunir 'em breve' com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Ele também defendeu a imposição de tarifas recíprocas pelos EUA.
'Se eles reduzirem, nós reduziremos', disse Hassett. 'Quase todos os parceiros comerciais têm tarifas muito mais altas que as nossas', afirmou, citando México, Canadá e Reino Unido como países cujas tarifas estão 'na mesma faixa' que as dos Estados Unidos.