Taxa de desemprego nos EUA cai para 6% em março

Taxa de desemprego nos EUA cai para 6% em março

Foram recuperadas 916 mil vagas, o maior aumento desde agosto do ano passado, conforme vacinação e plano de recuperação avançam

AFP

publicidade

A economia dos Estados Unidos recuperou 916 mil empregos em março, o maior aumento desde agosto, provocando a queda da taxa de desemprego para 6,0% – 0,2 ponto percentual a menos do que em fevereiro –, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. No entanto, mesmo com a economia começando a se recuperar das paralisações causadas pela emergência da covid-19, ainda existem 8,4 milhões de empregos a menos do que antes da pandemia, disse o governo.

Mesmo com o aumento robusto do mês passado, a economia continua com mais de oito milhões de empregos abaixo do número que tinha antes da erupção da pandemia há pouco mais de um ano. Mas com a recuperação amplamente esperada para se fortalecer, muitos analistas preveem contratações suficientes nos próximos meses para recuperar quase todos os empregos perdidos até o final do ano.

As perspectivas cada vez mais promissoras para o mercado de trabalho seguem-se a um ano de épicas perdas de empregos, ondas de infecções por coronavírus e fechamento de pequenas empresas. Vários sinais sugerem que a economia está melhorando. A confiança do consumidor em março atingiu seu nível mais alto desde que a pandemia se intensificou.

Uma pesquisa descobriu que a fabricação cresceu em março em seu ritmo mais rápido desde 1983. E as vacinações estão cada vez mais sendo administradas, embora novas infecções confirmadas tenham aumentado de níveis mais baixos nas últimas semanas. Os cheques de 1,4 mil dólares do plano de alívio econômico de 1,9 trilhão do presidente Joe Biden aumentaram drasticamente os gastos do consumidor, de acordo com rastreamento do Bank of America sobre  de seus cartões de débito e crédito – cresceram 23% na terceira semana de março em comparação com os níveis pré-pandêmicos..

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895