Obama afirmou que o governo federal fará tudo o que puder para ajudar autoridades locais a lidar com os danos provocados pela tempestade Sandy. Nesta quarta-feira, o presidente irá visitar Nova Jersey. O presidente qualificou a tormenta como “devastadora para a nação” e manifestou solidariedade às famílias atingidas. “A América está com vocês.”
Pelo menos 35 pessoas morreram em sete estados norte-americanos em razão da tempestade, além de uma morte registrada no Canadá. Na semana passada, no Caribe, foram 69 mortos, principalmente no Haiti. O presidente dos Estados Unidos declarou desastre de grandes proporções nas cidades de Nova Iorque e Long Island, duas das regiões mais afetas.
Água invade o litoral
A tempestade entrou nos Estados Unidos por Nova Jersey na noite dessa segunda-feira, deixou pelo menos 7,4 milhões de pessoas sem luz na Costa Leste e na região Meio-Oeste do país e paralisou a campanha para as eleições presidenciais norte-americanas, marcadas para a próxima terça-feira.
O governador de Nova Jersey, Chris Christie, deu uma coletiva de imprensa neste terça-feira e fez um balanço sombrio sobre a passagem de Sandy. "Está além de tudo o que eu poderia imaginar. É uma paisagem de devastação" disse Christie, referindo ao litoral do Estado, onde as águas arrancaram os trilhos de ferrovias. Partes do litoral ainda estão debaixo das águas, com muitas cidades alagadas. O cenário é parecido nas cidades litorâneas de Maryland e Nova Iorque.
Nova Iorque sem transporte
"Essa foi uma tempestade devastadora, talvez a pior que já experimentamos", disse o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg. Ele anunciou a reabertura de três pontes ligando a ilha de Manhattan ao bairro do Brooklyn. A rede de transportes públicos permanecia fechada. Bloomberg manifestou a esperança de que a circulação de ônibus possa ser retomada nesta quarta-feira. "Mas as escolas ficarão fechadas", acrescentou.
O fenômeno natural causou a maior destruição no metrô de Nova Iorque em seus 108 anos de existência, afirmou hoje o chefe da Autoridade de Transporte Metropolitano, Joseph Lhota. O prefeito da cidade disse que a rede só deve voltar a funcionar em quatro ou cinco dias. Os três grandes aeroportos da cidade foram fechados e mais de 15 mil voos foram cancelados por causa da tempestade.
Uma onda de tamanho sem precedentes (3,9 metros) atingiu a parte baixa de Manhattan, inundando túneis, estações de metrô e ruas. O governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, qualificou as consequências da passagem da tempestade Sandy como “catastróficas”. Na avaliação dele, Nova Iorque não possui infraestrutura suficiente para aguentar uma tempestade como a Sandy. “Temos uma nova realidade e infraestruturas antigas", disse. “O que vi ontem à noite no centro de Manhattan e na costa sul de Long Island foi uma das piores situações já vistas.”
Nova Iorque já registra 15 mortes e, segundo Cuomo, o número deverá subir. Cerca de 2 milhões de famílias estão sem energia elétrica no Estado, a maior parte no município de Long Island.