A Tempestade Tropical Melissa, que atinge o Caribe, deve se intensificar e se transformar em um furacão ainda neste sábado (25), segundo o alerta do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. O fenômeno já causou fortes chuvas e deslizamentos de terra, deixando três mortos no Haiti.
De acordo com a previsão do NHC, Melissa, que atualmente está classificada como tempestade tropical com ventos máximos sustentados de cerca de 110 quilômetros por hora, "espera-se que comece a se intensificar rapidamente". A agência americana prevê que a tempestade se torne um furacão neste sábado e, posteriormente, em um furacão importante no domingo.
Trajetória e alerta de inundações
O centro da tempestade, que se move lentamente sobre o mar do Caribe, deve se deslocar "perto ou sobre a Jamaica durante o fim de semana e no início da próxima semana".
O NHC emitiu um alerta para "inundações repentinas e deslizamentos de terra catastróficos e potencialmente mortais" em algumas áreas da Jamaica, do sul do Haiti e da República Dominicana. Além disso, esperam-se chuvas fortes no sudeste de Cuba.
Vítimas e danos no Haiti
No Haiti, a agência de proteção civil informou que a tempestade já causou a morte de três pessoas. Duas pessoas morreram e uma ficou ferida na quinta-feira (23) após um deslizamento de terra provocado pela tempestade no oeste do país. No início da semana, outra morte foi registrada devido à queda de uma árvore em meio às chuvas torrenciais.