Tempestade tropical Nicholas perde força após chegar no Texas

Tempestade tropical Nicholas perde força após chegar no Texas

Houston, cidade muito afetada pelo furacão Harvey em 2017, está em alerta máximo

AFP

publicidade

A tempestade tropical Nicholas perdeu força nesta terça-feira ao avançar para o interior do estado do Texas, onde tocou o solo mais cedo como furacão antes de ser rebaixada, informou os serviço de meteorologia americano.

Em seu boletim de 6h (horário de Brasília), o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos explicou que Nicholas, com ventos de 110 km/h, deveria avançar lentamente para o nordeste, antes de passar pela Louisiana na quarta-feira, já afetada há dias pelo furacão Ida.

Nicholas deve seguir se enfraquecendo antes de se tornar uma depressão tropical na quarta-feira.

O NHC prevê chuvas de 13 a 25 centímetros sobre a costa do Texas e o norte de Louisiana, mas que podem alcançar até os 50 centímetros no centro e sul de Louisiana.

"Nicholas pode provocar ondas no sul (dos Estados Unidos) nos próximos dias", disse o NHC.

Nicholas, uma tempestade tropical que ganhou força de furacão de categoria 1 no Golfo do México, com ventos máximos sustentados de 120 km/h, tocou o solo no Texas às 2h30 (horário de Brasília). Então, as autoridades meteorológicas alertaram sobre perigosas chuvas, ondas e inundações, especialmente em áreas urbanizadas como Houston, a principal cidade do Texas.

O NHC também emitiu uma advertência de tempestade ciclônica para grande parte da costa do Golfo, o que significa que "há um perigo de inundação fatal pelo aumento do nível da água que se desloca para o interior da costa".

"Esta é uma situação que ameaça a vida", destacou o Centro, ao pedir às pessoas da região que "adotem todas as medidas necessárias para proteger a vida e a propriedade das inundações e de outras possíveis condições perigosas".

Os vídeos compartilhados nas redes sociais mostram ventos violentos e fortes chuvas, inclusive provocando a queda do teto de um posto de gasolina Citgo.

Voos cancelados

Houston – cidade muito afetada pelo furacão Harvey em 2017 – está em alerta máximo, disse seu prefeito Sylvester Turner.

As autoridades instalaram barricadas, ativaram um centro de gestão de emergências em Houston e pediram precaução aos moradores.

A iminente chegada da tempestade provocou o cancelamento de muitos voos nos aeroportos da região de Houston. O canal de navegação do porto da cidade também foi fechado.

As escolas suspenderam as aulas na segunda-feira à tarde em toda a região afetada pela tempestade e permanecerão fechadas nesta terça-feira.

O presidente Joe Biden declarou na segunda-feira o estado de emergência em Louisiana, já afetada pelo furacão Ida, que deixou 50 mortos nos Estados Unidos no final de agosto e início de setembro.

O governador do Texas, Greg Abbott, pediu aos habitantes do estado que respeitem as diretrizes das autoridades locais.

"Corresponde a todos os texanos que estão na trajetória desta tempestade tomar precauções, seguir as instruções das autoridades e permanecer atentos", afirmou em um comunicado.

Foto: BRANDON BELL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895