• Leia mais notícias sobre o terremoto no Japão
Parte da água contaminada, calculada em 60 mil toneladas, inundou a sala de máquinas de três dos seis reatores da central, assim como encanamentos e galerias subterrâneas. A alta taxa de radioatividade impede os funcionários da Tokyo Electric Power (Tepco) de reparar os circuitos de resfriamento nos edifícios.
Um porta-voz da Tepco informou que 10 mil toneladas de água contaminada no térreo da sala de máquinas do reator 2 serão transferidas para uma área de tratamento de resíduos radioativos com capacidade para 30 mil toneladas.
Na semana passada, a empresa tentou esvaziar uma galeria técnica subterrânea do reator 2, com a retirada de 700 toneladas de água radioativa. Mas após alguns dias de trabalho, a Tepco constatou que o nível de água não baixava na galeria em consequência dos vazamentos procedente do funcionamento regular dos reatores.
O porta-voz da Agência de Segurança Nuclear japonesa, Hidehiko Nishiyama, informou que as operações de bombeamento devem durar 26 dias.