Termina oficialmente o pontificado de Bento XVI

Termina oficialmente o pontificado de Bento XVI

Guarda Suíça fecha portão do Castel Gandolfo e deixa casa provisória de Ratzinger

Correio do Povo

Guarda Suíça fechou o portão do Castel Gandolfo e deixou o local

publicidade

Terminou oficialmente às 16h desta quinta-feira (20h do Vaticano), depois de quase oito anos, o pontificado do papa Bento XVI. Começou o período chamado de "sede vacante", ou seja, sem papa. Neste horário, a Guarda Suíça, responsável pela segurança do pontífice, fechou o portão de entrada do Castel Gandolfo, ao som dos sinos do castelo misturado aos aplausos do público presente, e deixou o local.

• Leia mais sobre a despedida do papa Bento XVI


Também às 16h, todos os posts da conta Pontifex no Twitter foram apagados, inclusive os que ele havia enviado no seu último dia, como despedida. O título da conta mudou para "Sede Vacante". O site oficial do Vaticano passou a armazenar todo o histórico de tweets de Bento XVI.

Aos 85 anos, Joseph Ratzinger deixou o Vaticano em um helicóptero no fim da tarde e chegou ao Castel Gandolfo, sua nova residência, onde abençoou os fiéis que esperavam sua aparição. Ele acaba de se tornar o primeiro papa emérito da história.

Bento XVI foi um dos cardeais mais velhos a assumir o pontificado, em 19 de abril de 2005. Ele sucedeu João Paulo II, que esteve no comando da Igreja Católica Apostólica Romana por 31 anos. No dia 11 de fevereiro, o Papa surpreendeu o mundo com a notícia da renúncia. O cargo vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido por cardeais em um conclave. Para poder participar da escolha do Papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895