Terremoto deixa pelo menos cinco mortos no Irã
capa

Terremoto deixa pelo menos cinco mortos no Irã

Abalo de 5,9 graus de magnitude deixou 120 pessoas feridas

Por
AFP

Epicentro foi acompanhado por outros quatro tremores secundários

publicidade

Ao menos cinco pessoas morreram e outras 120 ficaram feridas em um terremoto de 5,9 graus de magnitude que sacudiu nesta sexta-feira a região noroeste do Irã, segundo a TV estatal do país. O epicentro foi situado a cerca de 60 quilômetros da cidade de Hastrud, na província do Azerbaijão Oriental, por volta das 2h30min local (20h Brasília), informou o Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS).

O USGS emitiu um alerta para mencionar que provavelmente se registrará "número significativo de vítimas" e danos "potencialmente generalizados". Segundo o centro de sismologia do Instituto de Geofísica da Universidade de Teerã, o epicentro foi situado a 8 quilômetros de profundidade, sendo acompanhado por quatro tremores secundários, com entre 4,1 e 4,8 graus de magnitude.

A TV estatal informou que estão em andamento operações de busca e resgate em 41 aldeias, e que os danos materiais parecem afetar significativamente apenas duas. Testemunhas revelaram que os habitantes das zonas rurais mais afetadas abandonaram suas casas, mas a agência de notícias Fars informou que poucas horas após o terremoto a situação parecia se normalizar.

O Irã está situado precisamente na confluência de várias placas tectônicas, o que gera intensa atividade sísmica. Em 1990, um terremoto de 7,4 graus arrasou o norte do Irã e matou mais de 40 mil pessoas, deixando cerca de 300 mil feridos e meio milhão de pessoas sem teto.