Mundo

Terremoto mata ao menos dez na Espanha

Tremores foram sentidos em cidades como Múrcia, Mazarrón, Cartagena e Águilas

Tremores foram sentidos em cidades como Múrcia, Mazarrón, Cartagena e Águilas
Tremores foram sentidos em cidades como Múrcia, Mazarrón, Cartagena e Águilas Foto : Jorge Guerrero / AFP / CP
Um terremoto de magnitude 5,1 atingiu nesta terça-feira a cidade de Lorca, na região de Múrcia, Sudeste da Espanha, e matou pelo menos dez pessoas, segundo o jornal El País, além de ferir dezenas. Já o Serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informa em seu site que o tremor foi de magnitude 5,3, tendo seu epicentro 350 quilômetros su-sudeste de Madri.

O jornal espanhol afirma que o epicentro do tremor fica na serra de Tercia e que ele foi sentido em cidades como Múrcia, Mazarrón, Cartagena e Águilas, sendo ainda notado em outras províncias, como Almería e Albacete. O terremoto ocorreu às 18h47min (horário local). Antes desse sismo, houve um mais fraco, de magnitude 4,1, conforme o periódico.

O terremoto levou medo aos moradores de Lorca. Muitos deles, de acordo com o El País, não retornaram a suas casas e irão passar a noite na rua. Há relatos, também, de que o serviço de telefonia celular está comprometido na região. Múrcia está nas localidades que tendem a abalos sísmicos na Espanha. Em 2005, outro tremor de 4,6 graus na escala Richter abalou Lorca, sem ter deixado vítimas fatais.

Um túnel que leva até a Andaluzia foi destruído Houve ao menos dois edifícios que desabaram, segundo o El País. O governo local pôs em andamento um plano de resposta a emergências do tipo, informou o diário. As informações são da Dow Jones, com agências internacionais.

Confira as primeiras imagens do tremor no local

                

Confira onde foi o epicentro do tremor


Visualizar Tremor mata ao menos sete pessoas na Espanha em um mapa maior

*Texto atualizado às 17h03min

Bookmark and Share