Tornado deixa ao menos 11 mortos em cidade mexicana fronteiriça com EUA

Tornado deixa ao menos 11 mortos em cidade mexicana fronteiriça com EUA

Localidade de 136 mil habitantes que foi surpreendida antes do amanhecer por uma tempestade

AFP

publicidade

Ao menos 11 pessoas morreram na manhã desta segunda-feira na passagem de um tornado por Ciudad Acuña, na fronteira do México com os Estados Unidos, que também afetou 300 casas, informou a prefeitura.

"Lamentavelmente 11 perderam a vida", disse em sua conta no Twitter Lenin Pérez, prefeito de Ciudad Acuña, uma localidade de 136.000 habitantes que foi surpreendida nesta segunda-feira antes do amanhecer por uma tempestade.

"Temos centenas de casas praticamente inúteis", disse o prefeito à rede de televisão Milenio ao afirmar que caminhões de transporte industrial caíram sobre as residências.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil se mobilizaram na zona do desastre para buscar entre os escombros sobreviventes, disse o funcionário, esclarecendo que os socorristas "retiraram a maioria das pessoas, mas continuamos procurando-as".

Pérez, que pediu água, comida enlatada e roupas para os afetados, explicou que a maioria dos mortos estavam nas ruas quando o tornado, que durou alguns segundos, atingiu o local.

O governo do estado de Coahuila (nordeste), onde se localiza Ciudad Acuña, disse em um comunicado que o tornado, que afetou cerca de 300 casas, não era aguardado.

Imagens na televisão mexicana mostraram casas destruídas, postes derrubados nas ruas e carros sob os escombros. Um operador da defesa civil informou que as comunicações telefônicas na cidade estão afetadas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895