Tornados e tempestades violentas deixam ao menos oito mortos nos EUA

Tornados e tempestades violentas deixam ao menos oito mortos nos EUA

Governadora do Arkansas declarou estado de emergência geral e mobilizou a Guarda Nacional

AFP

publicidade

Pelo menos oito pessoas morreram nos Estados Unidos devido às violentas tempestades e tornados que atingiram os estados de Arkansas, Indiana e Illinois na sexta-feira, e agora seguem para o nordeste do país. No Arkansas, um tornado matou pelo menos quatro pessoas e feriu outras 30, confirmaram as autoridades neste sábado.

O tornado atingiu o território à tarde e causou o que a governadora Sarah Huckabee Sanders chamou de "danos significativos" na região central, em sua conta no Twitter. Sanders declarou estado de emergência geral e mobilizou a Guarda Nacional. Ela relatou que duas pessoas foram mortas na cidade de Wynne, no leste do Arkansas, enquanto uma autoridade do condado de Pulaski, perto da capital Little Rock, confirmou outra morte.

O prefeito de Little Rock, Frank Scott Jr., disse que "cerca de 30 pessoas foram levadas para hospitais locais". Mais de 154 mil pessoas ficaram sem energia no Arkansas, de acordo com o site Poweroutage.us.

Lara Farrar, jornalista de uma publicação local, disse à AFP por telefone que estava "totalmente chocada" com a destruição perto de sua casa em Little Rock, uma cidade de 200 mil habitantes. "Alguns dos edifícios tiveram seus telhados completamente destruídos", disse ela, compartilhando imagens de casas destruídas, com paredes parcialmente derrubadas e árvores no chão.

Tempestades destruidoras

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu um alerta de tornado para os estados próximos de Tennessee, Illinois e Iowa. No estado de Illinois (centro-leste dos Estados Unidos), as fortes tempestades também deixaram vários danos.

À noite, o desastre atingiu a cidade de Belvidere, Illinois, quando uma forte tempestade fez com que o telhado e parte da fachada do Teatro Apollo desabassem, durante um show de uma banda de heavy metal. O chefe dos bombeiros de Belvidere, Shawn Schadle, confirmou uma pessoa morta e 28 feridas no desastre, cinco com lesões graves.

No estado vizinho de Indiana, duas pessoas foram confirmadas como mortas depois que uma tempestade varreu o condado de Sullivan, disseram porta-vozes da polícia estadual à WTHI, afiliada da CBS/FOX.

Imagens postadas no Twitter pela WTHI mostraram postes caídos, casas desabadas e estradas reduzidas a escombros. Os tornados, um fenômeno meteorológico tão impressionante quanto difícil de prever, são comuns nos Estados Unidos, especialmente no centro e no sul do país.

Há uma semana, um tornado atingiu o Mississippi, matando 25 pessoas e causando grandes danos materiais. O presidente Joe Biden visitou o local na sexta-feira. Em dezembro de 2021, cerca de 80 pessoas foram mortas por tornados no Kentucky.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895