Três mineiros devem receber alta na tarde desta quinta-feira

Três mineiros devem receber alta na tarde desta quinta-feira

Conforme ministro da saúde do Chile, trabalhadores evoluem bem ao tratamento hospitalar

AFP

Três mineiros devem receber alta na tarde desta quinta-feira

publicidade

Pelo menos três mineiros podem receber alta do hospital de Copiapó, norte do Chile, nesta quinta-feira. Conforme o ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, os 33 trabalhadores resgatados da mina San José nessa quarta-feira evoluem bem, apesar de um deles sofrer de pneumonia aguda.

O homem estaria reagindo "notavelmente" ao tratamento com antibióticos, segundo Jorge Montes, subdiretor do hospital. "Ele apresenta um quadro de pneumonia em um pulmão previamente afetado", explicou.

Um dos médicos que atuou na operação de resgate, Jean Romagnoli, afirmou que dias antes da saída da mina San José o mineiro Mario Gómez, que com 63 anos é o mais velho do grupo, apresentava "um forte quadro de dificuldades respiratórias característico de uma pneumonia".

Assim, as autoridades médicas decidiram administrar antibióticos ao mineiro três dias antes da data prevista do resgate. O especialista também confirmou que Gómez sofre de silicose, uma doença típica de mineiros. A enfermidade, considerada irreversível, é provocada por uma exposição excessiva ao pó de silício. O trabalhador contraiu a doença, que provoca dificuldades respiratórias, antes do acidente.

O subdiretor do hospital disse ainda que do ponto de vista oftalmológico todos estão se acostumando bem à luz natural e existe apenas um caso de úlcera na córnea. "Além disso, psicologicamente estão bem, tanto como qualquer um de nós", garantiu.

Três mineiros foram submetidos a cirurgias dentárias, com anestesia geral, em consequência de infecções, mas todos evoluem bem, repetiu o ministro, que mais uma vez não revelou nomes.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895