Mundo

Três pessoas morrem em novos confrontos no Egito

Polícia de choque usou gás lacrimogênio para dispersar manifestantes

Polícia de choque usou gás lacrimogênio para dispersar manifestantes
Polícia de choque usou gás lacrimogênio para dispersar manifestantes Foto : Khaled Desouki / AFP / CP
Pelo menos três pessoas morreram neste domingo, vítimas de asfixia, depois que a polícia de choque usou gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes em Cairo, no Egito, segundo o médico Abdullah Abdelrahmane, que dirige um hospital de campanha montado no local.

Os policiais entraram na Praça Tahrir, no centro da cidade, mas foram obrigados a recuar para as ruas adjacentes, diante da resistência de milhares de manifestantes presentes, mas a polícia retornou depois.

Dois ativistas tinham sido mortos no Cairo e em Alexandria no sábado – primeiro dia de confrontos que contribuíram para aumentar a tensão no Egito, onde as primeiras eleições, depois da queda de Hosni Mubarak, devem ser abertas em oito dias. No total, 750 pessoas ficaram feridas, à noite, na praça Tahrir, segundo o ministério da Saúde.

Os confrontos, que começaram na manhã de sábado, prosseguiram à noite, tendo sido retomados e intensificados na manhã de domingo, principalmente nas proximidades do ministério do Interior, fazendo lembrar cenas da revolta contra o regime do início do ano, embora com menor extensão.

Bookmark and Share