Um tribunal de apelação rejeitou o pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para destituir a diretora do Federal Reserve (FED) Lisa Cook um dia antes do início da votação do BC sobre as taxas de juros. Espera-se que o governo Trump recorra rapidamente à Suprema Corte em uma última tentativa de destituir Cook antes da reunião do Fed.
O processo movido pela diretora para impedir sua demissão ainda precisa passar pelos tribunais. Em sua resposta, apresentada neste domingo ao Tribunal de Apelações dos EUA para o Distrito de Columbia, o governo do republicano afirma que a argumentação dos advogados de Cook não tem fundamentação legal.
A ofensiva de Trump contra a governadora do FED, baseada em acusações de fraude hipotecária – negada nos procedimentos -, reacendeu a discussão sobre a independência da autoridade monetária dos EUA, constantemente pressionada pelo governo para cortar os juros.