Mundo

Tropa de choque empurra manifestantes nos Estados Unidos

Mais protestos em Wall Street estão programados para o fim de semana

Mais protestos em Wall Street estão programados para o fim de semana
Mais protestos em Wall Street estão programados para o fim de semana Foto : Emmanuel Dunnand / AFP
Os protestos contra Wall Street continuaram nesta sexta nos Estados Unidos e deve prosseguir no final de semana  também no Canadá e em alguns países europeus. Hoje, dezenas de policiais da tropa de choque empurraram manifestantes para fora do Capitólio do Estado do Colorado (a sede do legislativo), na capital Denver.

Os manifestantes gritavam "pacífico" enquanto eram afastados de seu acampamento e algemados. Autoridades começaram a retirar dezenas de barracas durante a madrugada. Mais tarde, oficiais com capacetes e cassetetes avançaram sobre os manifestantes, que estavam de mãos dadas ao redor das barracas. A principal rua que leva ao centro da cidade, ao longo de um parque, foi isolada, prejudicando alguns serviços de ônibus.

A ação teve início depois que as autoridades deram como prazo final as 23h dessa quinta-feira para os manifestantes deixarem o parque, local onde ocorreram as manifestações contra Wall Street na cidade. Já em Nova Iorque, a limpeza oficial da praça em Manhattan foi adiada na manhã desta sexta-feira, arrancando aplausos da multidão.

O vice-prefeito Cas Holloway disse que a proprietária do parque privado, a Brookfield Office Properties, cancelou a retirada. Apoiadores dos manifestantes, dentre eles integrantes de sindicatos, começaram a chegar ao parque ainda de madrugada, numa demonstração de solidariedade.

Manifestantes querem "limpar" Wall Street 

Animados aplausos foram ouvidos em meio à multidão em Nova Iorque quando o anúncio do adiamento da retirada circulou e um pequeno grupo logo iniciou uma marcha segurando vassouras, dizendo que iriam limpar Wall Street, que fica a alguns quarteirões de distância.

As exigências dos manifestantes são amplas, mas eles estão unidos em responsabilizar Wall Street e interesses corporativos pelos problemas econômicos que, afirmam, todos os norte-americanos, excesso os mais ricos, enfrentam desde o colapso financeiro. As informações são da Associated Press. 


Bookmark and Share