Trump ataca milionário por lançar campanha por sua destituição na TV

Trump ataca milionário por lançar campanha por sua destituição na TV

Tom Steyer veiculou anuncio acusando presidente de ser "mentalmente instável"

AFP

Tom Steyer veiculou anuncio acusando presidente de ser "mentalmente instável"

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta sexta-feira de "louco e completamente perturbado" o bilionário Tom Steyer, conhecido ativista e grande contribuinte do Partido Democrata que impulsiona uma campanha para destituir o republicano da Casa Branca. "O louco e completamente perturbado Tom Steyer, que esteve lutando contra mim e a minha agenda Make America Great Again, nunca ganhou eleições!", tuitou Trump sobre Steyer, que entre outras causas defende a regularização dos "Dreamers", imigrantes que chegaram aos Estados Unidos ainda crianças ou adolescentes.

O bilionário da Califórnia é um ex-administrador de fundos de risco que virou um ambientalista, e investiu dezenas de milhões de dólares em campanhas eleitorais do Partido Democrata, entre elas a de Hillary Clinton, adversária de Trump nas presidenciais de 2016. "Nos levou à beira de uma guerra nuclear, obstruiu a Justiça no FBI e, em violação direta da Constituição, pegou dinheiro de governos estrangeiros e ameaçou fechar as organizações de notícias que informam a verdade", disse Steyer em seu anúncio, que exorta os americanos a pedir ao Congresso que impugne Trump.

"Um Congresso republicano julgou uma vez um presidente por muito menos. No entanto, atualmente as pessoas no Congresso e em seu próprio governo sabem que este presidente é um perigo claro e presente, que é mentalmente instável e está armado com armas nucleares", acrescentou Steyer.

A propaganda de um minuto, parte de uma campanha de 10 milhões de dólares financiada diretamente por Steyer, esteve no ar nos últimos dias. Mas aparentemente chamou a atenção de Trump nesta sexta, quando passou durante o programa matinal "Fox & Friends", que o presidente costuma assistir. O anúncio, no qual Steyer é apresentado como um "cidadão americano", mostra aos espectadores um site onde podem assinar uma petição para a destituição do presidente.

O próprio Steyer não descartou se apresentar para um cargo político, considerando desde a disputa pela cadeira da senadora democrata pela Califórnia Dianne Feinstein em 2018, até uma eventual candidatura presidencial em 2020.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895