Mundo

Trump classifica guerra contra Irã como “pequeno desvio”

Presidente dos EUA defendeu rumos econômicos do país, apesar da grande alta de preços do combustível

Presidente participou de evento contra imposto sobre gorjeta
Presidente participou de evento contra imposto sobre gorjeta Foto : Julia Demaree Nikhinson / AFP

Donald Trump classificou, nesta quinta-feira (16), a guerra contra o Irã como um “pequeno desvio” que os Estados Unidos tiveram que fazer, apesar da impopularidade do conflito entre o público norte-americano. Durante um ato em Las Vegas no qual promoveu a retirada do imposto sobre gorjetas, o presidente defendeu sua gestão da economia desde o início de seu segundo mandato, há mais de um ano.

"Estamos batendo todos os recordes, apesar de nosso pequeno desvio por esse país encantador que é o Irã, mas tivemos que fazê-lo, porque, caso contrário, poderiam ter acontecido coisas ruins”, disse Trump, remetendo ao possível desenvolvimento de uma arma nuclear por parte do Irã.

Uma pesquisa do instituto Ipsos realizada de 10 a 12 de abril com mais de mil americanos mostra que 51% dos entrevistados consideram que a operação militar contra o Irã não valeu a pena, considerando os custos associados. Apenas 24% responderam o contrário.

Outro levantamento, da Universidade Quinnipiac, publicado na quarta-feira, mostra que 65% dos entrevistados responsabilizam o mandatário pelo aumento recente do preço da gasolina. Nessa mesma pesquisa, 36% dos eleitores entrevistados disseram aprovar a maneira na qual Trump administra a situação com o Irã, enquanto 58% expressaram sua desaprovação.