Trump classifica Kim Jong-Un de "muito aberto e incrível"

Trump classifica Kim Jong-Un de "muito aberto e incrível"

Presidente dos Estados Unidos projetou nova cúpula com a Coreia do Norte durante fala na ONU

AFP

Presidente dos Estados Unidos projetou nova cúpula com a Coreia do Norte durante fala na ONU

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira na ONU que planeja uma segunda cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong Un. Ele ainda classificou o ditador da Coreia do Norte de "muito aberto e incrível". Há 12 meses, tinha afirmad que ele era o "homem foguete" com uma "missão suicida".

Há somente um ano Trump debutou na ONU com a advertência de que o país asiático seria "totalmente destruído" caso os Estados Unidos e seus aliados fossem atacados. Kim respondeu que Trump era "um desequilibrado mental". Mas nesta segunda-feira, Trump afirmou que muita água rolou e que há um "progresso tremendo" nas negociações para conter os testes nucleares e de mísseis de Pyongyang.

"Sinceramente, e acho que ele quer ver algo acontecer", disse Trump, depois de se reunir com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, que celebrou recentemente uma cúpula inter-coreana com Kim em Pyongyang. "Eu acho que dentro de um período de tempo relativamente curto, será anunciada. O local será determinado, mas nós dois estamos muito ansiosos para recebê-la."

Kim nunca compareceu à Assembleia Geral da ONU, mas Trump contou a jornalistas que o líder norte-coreano lhe escreveu "uma bela carta". Embora as relações com Kim tenham melhorado dramaticamente, os líderes que comparecem à Assembleia Geral neste ano esperam que Trump seja mais duro com outro adversário americano, o iraniano Hassan Rohani.

Apesar do ceticismo sobre os passos dados por Kim rumo à "desnuclearização", Trump parece determinado em outorgar-se uma vitória diplomática.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895