Trump escolhe Mark Esper como secretário de Defesa dos EUA

Trump escolhe Mark Esper como secretário de Defesa dos EUA

Nome surge em meio à escalada de tensão da Casa Branca com o Irã

AFP

Representante do setor de defesa lutou no Iraque

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta sexta-feira Mark Esper como secretário da Defesa, em meio a um contexto de crescentes tensões com o Irã. A nomeação de Esper, substituto de Patrick Shanahan, que exercia o cargo interinamente, terá que ser validada pelo Senado americano. O governo não conta com um secretário da Defesa aprovado pelo legislativo desde a saída de Jim Mattis em dezembro de 2018, por profundas divergências com Trump.

Esta situação debilita o Pentágono num período em que os Estados Unidos enfrentam duas guerras, na Síria e no Afeganistão, além da crescente tensão com o Irã. O processo de confirmação de funcionários do alto escalão do governo é longo e complexo nos EUA. O FBI realiza avaliações de personalidade de todos os candidatos, e os resultados são enviados para o Senado. Shanahan, escolhido em dezembro para suceder Mattis como interino, não passou dessa fase por conta de acusações mútuas de violência doméstica entre ele e a ex-esposa no início da década de 2010.

Shanahan confirmou que havia desistido do cargo para qual foi indicado em 9 de maio, com o objetivo de de evitar que seus filhos fossem expostos novamente a "um capítulo traumático". Trump decidiu substituí-lo na última terça-feira por Mark Esper, que até agora exercia a função de subsecretário do Exército. Esper, de 55 anos, é um ex-soldado que lutou no Iraque durante a Guerra do Golfo de 1991 antes de voltar para indústria da defesa.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895