Trump não irá ao Fórum Econômico Mundial por falta de acordo sobre muro da fronteira

Trump não irá ao Fórum Econômico Mundial por falta de acordo sobre muro da fronteira

Presidente culpou democratas por sua ausência na reunião

Agência Brasil

Impasse entre Trump e democratas mantêm congresso dos Estados Unidos paralisado

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira que não participará do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, de 22 a 25 deste mês. Segundo ele, o cancelamento da viagem ocorreu por causa do impasse em que está o país: a falta de consenso entre Executivo e Legislativo levou à paralisia do serviço público federal.

• Trump vai à fronteira com México para defender projeto de muro

Trump usou sua conta no Twitter para atribuir aos democratas a ausência no fórum. A controvérsia entre governo e parlamento se baseia na insistência do presidente norte-americano na construção do muro na fronteira com o México e na resistência da oposição em rejeitar a medida.

• FBI adverte que paralisação do governo ameaça seu trabalho

"Por causa da intransigência democrata na segurança de fronteiras e da grande importância da segurança para nossa nação, estou respeitosamente cancelando minha viagem muito importante a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. Meus mais sinceros cumprimentos e desculpas."

Em Davos, o presidente Jair Bolsonaro fará sua estreia internacional. A previsão é que ele participe do fórum e o vice-presidente, general Hamilton Mourão, assuma como presidente em exercício pela primeira vez.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895