O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou nesta sexta-feira (10) seu segundo check-up médico do ano, um dia depois de insistir em que está em “excelente forma”. O chefe de Estado, de 79 anos, foi atendido no centro médico militar Walter Reed, nas imediações de Washington. Ao retornar à Casa Branca, Trump acenou aos jornalistas levantando o polegar, mas não fez declarações.
A revisão médica acontece três meses depois de a Casa Branca anunciar que Trump tinha sido diagnosticado com uma condição venosa comum. No início desta semana, indicou que este seria o exame médico anual, mas, em abril, ele já havia passado por essa revisão. Na quinta-feira, Trump disse aos jornalistas no Salão Oval que passaria por uma espécie de revisão médica semestral.
"Estou em excelente forma e deixarei vocês informados. Mas não, até agora não tenho nenhuma dificuldade... Fisicamente, me sinto muito bem. Mentalmente, me sinto muito bem.” O republicano embarcou então em uma de suas típicas diatribes, comparando sua saúde com a de outros ex-presidentes, particularmente o seu antecessor democrata Joe Biden.
Trump tem sido acusado reiteradamente de falta de transparência sobre o seu estado de saúde, apesar do grande interesse que suscita por ser o comandante em chefe dos Estados Unidos. Em setembro, desconsiderou os rumores que circularam nas redes sociais sobre sua saúde, incluindo informações de que havia morrido.Em julho, a Casa Branca informou que Trump tinha sido diagnosticado com uma condição benigna conhecida como insuficiência venosa crônica, após especulações sobre manchas em sua mão e suas pernas inchadas.