Mundo

Trump recebe Merkel e garante apoio à Otan

Presidente americano disse que imigração é um privilégio e não um direito durante encontro chefe de governo alemão

Trump recebe Merkel e garante apoio à Otan
Trump recebe Merkel e garante apoio à Otan Foto : Saul Loeb / AFP / CP
O presidente Donald Trump recebeu a chanceler alemã Angela Merkel nesta sexta-feira na Casa Branca e garantiu a ela seu "forte apoio" à Otan, mas também pediu que os países membros da aliança militar "paguem o devido". "Reiterei à chanceler Merkel meu forte apoio à Otan e também a necessidade de que nossos aliados paguem sua parte pelos custos da defesa. Muitas nações devem somas enormes por anos e isso é injusto para com os Estados Unidos", afirmou Trump em coletiva conjunta.

Trump também conversou com a chefe de governo alemão sobre o delicado tema da migração. "A imigração é um privilégio. Não é um direito. E a segurança de nossos cidadãos deve sempre ser colocada em primeiro lugar. Não há dúvidas disso", afirmou o presidente americano, cujo mais recente decreto anti-imigração foi bloqueado pela justiça.

Na área econômica, Trump defendeu políticas comerciais justas e recíprocas, que ajudem as pessoas que foram afetadas pelas correntes comerciais globais. "Devemos trabalhar juntos por políticas comerciais que sejam justas e recíprocas e que beneficiem nossos povos. Milhões de americanos que trabalham duro foram colocados de lado pelo comércio internacional", afirmou o presidente ao final da reunião com Merkel.

Política comercial 

O norte-americano também voltou a defender que ambos os países deveriam trabalhar em uma política comercial que beneficiasse ambos os lados. Desde a campanha presidencial, o republicano vem tecendo críticas ao governo em Berlim e também de outros países, que estariam, a seu ver, prejudicando os Estados Unidos ao se aproveitarem, por exemplo, de um euro desvalorizado para promover indevidamente suas exportações.

"Não sou isolacionista, mas defendo o comércio justo", afirmou a um jornalista que o questionou por sua postura protecionista. "Não queremos uma situação igualitária, queremos justiça", completou.

Merkel, por sua vez, reiterou seu apoio ao livre comércio e disse concordar com o republicano que as trocas entre os países precisam ser uma situação de "ganha-ganha" para todos. Nesse sentido, ela pediu a volta das negociações do acordo comercial entre os EUA e a União Europeia.

A chanceler alemã também elogiou o compromisso assumido por Trump em relação à Otan e disse que seu governo está trabalhando para atingir a meta de contribuição com os gastos militares da Otan. "A Alemanha vai continuar a trabalhar em direção à meta de 2,0% do Produto Interno Bruto (PIB) de gastos com a Defesa", prometeu.