Trump recua e afirma que quarentena em Nova Iorque "não será necessária"

Trump recua e afirma que quarentena em Nova Iorque "não será necessária"

Das 2.191 mortes por Covid-19 nos Estados Unidos, 672 ocorrerem em Nova Iorque

Correio do Povo

Medida foi tomada após conversa com autoridades

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no sábado que não colocaria em quarentena a área metropolitana de Nova Iorque, que emergiu como o maior centro do país para o coronavírus, depois de divulgar a ideia no início do dia. Das 2.191 mortes por Covid-19 em território norte-americano, 672 ocorrerem na cidade e seus subúrbios. Ao todo, são 124 mil infectados pelo novo coronavírus pela nação.

"Por recomendação da Força-Tarefa Coronavírus da Casa Branca, e após consulta ao Governador de Nova Iorque, Nova Jersey e Connecticut, solicitei ao Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) que emita um forte Aviso de Viagem, a ser administrado pelos Governadores, em consulta com o.... Governo Federal ", twittou Trump. "Uma quarentena não será necessária. Detalhes completos serão divulgados pelo CDC hoje à noite. Obrigado!".

Logo após o tuíte de Trump, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças emitiram um comunicado de viagem doméstica pedindo aos moradores de Nova Iorque, Nova Jersey e Connecticut "que se abstivessem de viagens domésticas não essenciais por 14 dias, com efeito imediato". "Este Aviso de Viagem Doméstica não se aplica a funcionários de setores críticos de infraestrutura, incluindo, entre outros, caminhões, profissionais de saúde pública, serviços financeiros e suprimento de alimentos", afirmou o CDC em seu memorando.

Todos os três estados mencionados no comunicado do CDC emitiram restrições de viagem próprias para os residentes. No início do dia, Trump disse que estava considerando uma quarentena de curto prazo da área de três estados imediatamente ao redor de Nova Iorque. "Talvez não tenhamos que fazer isso, mas existe a possibilidade de que, em algum momento de hoje, façamos uma quarentena – a curto prazo, duas semanas para Nova Iorque, provavelmente Nova Jersey, certas partes de Connecticut", disse Trump a repórteres do lado de fora da Casa Branca. tarde.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895