Trump retifica declarações sobre sistema de saúde britânico e Meghan Markle

Trump retifica declarações sobre sistema de saúde britânico e Meghan Markle

Presidente dos Estados Unidos explicou que não quis chamar duquesa de Sussex de "desagradável"

AFP

Trump retificou declarações feitas contra sistema de saúde britânico e a duquesa Meghan Markle

publicidade

O presidente americano Donald Trump retificou nesta quarta-feira as declarações dessa terça, quando afirmou que o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, público) poderia ser parte das negociações sobre um futuro acordo comercial entre Londres e Washington após o Brexit. O chefe de Estado também suavizou o tom no que diz respeito ao líder da oposição britânica, o trabalhista Jeremy Corbyn, e sobre a ex-atriz americana Meghan Markle, que se tornou a duquesa de Sussex após o casamento no ano passado com o príncipe Harry, neto da rainha Elizabeth II. 

Ontem, em uma entrevista coletiva ao lado da primeira-ministra Theresa May, Trump afirmou que acreditava na possibilidade de alcançar um tratado comercial "extraordinário" com o Reino Unido, que incluiria o NHS, o que provocou reações negativas do Partido Trabalhista. Em uma entrevista gravada pouco depois, mas exibida na manhã desta quarta-feira pelo canal ITV, ele mudou de opinião. "Eu não vejo isto sobre a mesa. Alguém me fez uma pergunta hoje e eu digo que tudo pode ser negociado, porque tudo pode. Mas eu não vejo isso (o NHS) como algo que está sobre a mesa, que eu consideraria como parte do comércio. Isto não é comércio", declarou. 

Ao ser perguntado se negociaria um acordo comercial com Jeremy Corbyn, caso o líder trabalhista vire o primeiro-ministro britânico, Trump afirmou que "tudo é possível", depois de ter garantido na entrevista coletiva que rejeitou um encontro com o político de esquerda. "Não pensava que fosse apropriado encontrar com ele, mas o faria. Não tenho absolutamente nenhum problema com isto", disse. 

Duquesa de Sussex 

Trump também explicou suas palavras sobre a esposa do príncipe Harry, que chamou de "desagradável" em uma entrevista ao jornal britânico The Sun. A duquesa de Sussex criticou o republicado quando ele era candidato à presidência. "Não estava me referindo que ela é desagradável. Eu disse que ela havia sido desagradável comigo", afirmou. "Eu penso que ela é muito boa", completou. 

Também falou sobre Harry e disse que o felicitou pelo nascimento de seu filho Archie quando se encontraram na segunda-feira no Palácio de Buckingham. Para rebater os boatos de que o príncipe teria se mostrado frio, Trump afirmou que ele "não poderia ter sido mais simpático".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895