Mundo

Trump sinaliza revisão de tarifas a setores canadenses em encontro com Carney na Casa Branca

Presidente dos EUA ressaltou a complexidade das relações comerciais entre os dois países

Trump recebeu Carney no Salão Oval da Casa Branca
Trump recebeu Carney no Salão Oval da Casa Branca Foto : Jim Watson / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (7) que discutirá com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, a possibilidade de rever as tarifas aplicadas a alguns setores canadenses, incluindo aço e alumínio. O republicano recebeu Carney no Salão Oval da Casa Branca, ressaltando a complexidade das relações comerciais entre os dois países.

"Fizemos concessões até mesmo no aço", disse Trump. Ele reconheceu que existe um "conflito comercial natural" entre EUA e Canadá, mas garantiu que sua intenção é "fazer acordos bons" para ambas as nações.

Comércio automotivo e produção nacional

Ao ser questionado sobre o comércio automotivo, Trump enfatizou a importância da produção interna, mas com o desejo de ver o vizinho do norte prosperar. "Queremos produzir carros aqui", declarou, "mas que também desejamos que o Canadá consiga produzir carros lá e prospere".

O presidente reforçou a competitividade entre os aliados: "Queremos que o Canadá se dê bem, mas competimos pelos mesmos negócios. Eles querem fazer carros, nós queremos fazer carros". No entanto, ele fez questão de frisar que "ainda há muito amor entre os dois países". A postura de Trump se estende ao setor de metais, onde ele afirmou que os EUA não querem importar aço, mas sim "produzir aqui".

Situação em Gaza e paz no Oriente Médio

Trump confirmou que o encontro com o primeiro-ministro canadense também abordará a situação em Gaza, assunto que está sendo tratado por sua equipe de negociação neste momento. Ele expressou otimismo, dizendo acreditar que há "uma possibilidade real" de alcançar a paz no Oriente Médio, desde que os reféns sejam libertados pelo Hamas "imediatamente".

Veja Também