TSE acompanha segundo turno de eleições na França

TSE acompanha segundo turno de eleições na França

Ministro Sérgio Banhos se reuniu com autoridades responsáveis pelo planejamento e acompanhamento de eleições

R7

Macron e Le Pen disputam segundo turno das eleições

publicidade

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) enviou representantes para acompanhar as eleições presidenciais do segundo turno na França. O ministro Sérgio Banhos está em Paris e se reuniu com autoridades responsáveis pelo planejamento e acompanhamento do pleito, na última quinta-feira. No próximo domingo, Macron e Le Pen disputam o governo francês.

A comitiva brasileira promoveu diálogos sobre similaridades e divergências do modelo eleitoral brasileiro e o processo francês e apontou o combate à desinformação como uma necessidade de ambos os países, como destacado pelo vice-diretor das Américas no Ministério das Relações Exteriores, Philippe Létrilliart.

“Estamos acompanhando com atenção os processos eleitorais no continente americano e os desafios decorrentes do uso da desinformação enganosa de forma estruturada, que prejudica a democracia”, afirmou Létrilliart.

Para o ministro do TSE Sérgio Banhos, os eleitos no pleito brasileiro vão respeitar os resultados democráticos. “Tenho convicção, com a minha experiência de mais de 25 anos no ramo eleitoral, que, em 19 de dezembro de 2022, os eleitos serão diplomados no Brasil e que os eleitores, que sempre confiaram e confiam no nosso sistema, aceitarão o resultado”, disse.

Ele pontuou, porém, que o país está “vigilante para que as notícias falsas não atrapalhem a realização do pleito e não interfiram na escolha consciente dos candidatos”. O ministro finalizou destacando que mesmo com as dificuldades logísticas para realizar eleições em um país com mais de 140 milhões de eleitores é possível levar urnas para locais afastados e divulgar os resultados das eleições no mesmo dia.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895