Tsunami na Indonésia deixa ao menos 20 mortos

Tsunami na Indonésia deixa ao menos 20 mortos

Mais de 100 pessoas ficaram feridas, informaram autoridades locais

AFP

publicidade

Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 100  ficaram feridas em um tsunami que atingiu a Indonésia e pode ter sido causado por um vulcão conhecido como o "filho" do lendário Kratatoa, informaram autoridades neste sábado. Dezenas de edifícios ficaram destruídos pela onda gigante, que atingiu as praias do sul de Sumatra e do extremo oeste de Java, por volta das 21h30min locais 12h30min de Brasília), informou, em um comunicado, o porta-voz da agência de gestão de desastres do país, Sutopo Purwo Nugroho. "Vinte pessoas morreram, 165 ficaram feridas e duas estão desaparecidas em três regiões", acrescentou Nugroho.

Autoridades informaram que o tsunami pode ter sido causado por uma elevação anormal da maré, provocada pela Lua nova e por um deslizamento de terra submarino que se se seguiu à erupção de Anak Krakatoa, que forma uma pequena ilha no Estreito de Sunda, entre Java e Sumatra. A agência geológica da Indonésia estava investigando as causas, disse Nugroho, acrescentando que o número de mortos pode aumentar.

Anak Krakatoa é uma pequena ilha vulcânica que emergiu do oceano meio século depois da erupção mortal de Krakatoa, em 1883. A Indonésia, um dos países mais propensos a desastres da Terra, se situa no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, onde placas tectônicas se encontram e uma grande parte das erupções vulcânicas e dos terremotos do mundo ocorrem.

Frequentemente registram-se no país terremotos mortais, inclusive mais recentemente um na cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, onde um sismo seguido de tsunami matou milhares de pessoas. Anak Krakatoa é um dos 127 vulcões ativos registrados no arquipélago.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895