Tufão Etau atinge ilha japonesa de Honshu

Tufão Etau atinge ilha japonesa de Honshu

Cerca de 30 voos domésticos foram cancelados

AFP

Japão sofre com chuvas torrenciais e altas das marés

publicidade

O tufão Etau atingiu na manhã desta quarta-feira a costa sul de Honshu, a principal ilha do Japão, deixando uma dezena de feridos e provocando uma importante elevação da maré em várias regiões e complicações no transporte, inclusive em Tóquio. Etau chegou à prefeitura de Aichi às 10h23min local (22h23min Brasília de terça), informou a agência nacional de meteorologia.

Há vários dias, o Japão sofre com chuvas torrenciais e altas das marés, o que levou as autoridades a recomendar a evacuação de diversas zonas no sul e no centro do arquipélago.  As autoridades temem especialmente os deslizamentos de terra em zonas habitadas.

Etau se desloca a 30 km por hora, com ventos de até 125 km/h. Muitos trens circulam de maneira irregular ou tiveram as viagens suspensas foram suspensos no centro e no leste de Honshu, enquanto várias linhas apresentavam problemas na manhã desta quarta-feira em Tóquio, segundo as companhias ferroviárias.

As principais companhias aéreas anularam cerca de 30 voos domésticos na manhã desta quarta, e este número pode aumentar nas próximas horas. O tufão deve seguir agora para o norte através da parte central de Honshu, antes de chegar ao Mar do Japão, no final do dia, segundo a Agência Nacional de Meteorologia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895