Tufão Haiyan deixa ao menos 100 mortos nas Filipinas

Tufão Haiyan deixa ao menos 100 mortos nas Filipinas

Cidades foram varridas pelos ventos, que derrubaram imóveis e provocaram deslizamentos

AFP

Tufão Haiyan deixa ao menos 100 mortos nas Filipinas

publicidade

O tufão Haiyan, que atingiu as Filipinas na sexta-feira com ventos superiores a 300 km/h, deixou mais de 100 mortos na cidade de Tacloban, em uma das ilhas centrais do país. O número foi informado pelo vice-diretor-geral da autoridade da aviação civil das Filipinas, John Andrews.

As províncias orientais de Leyte e Samar foram varridas por ventos sustentados de 290 km/h e rajadas de até 315 km/h, definindo o tufão como um dos fenômenos meteorológicos mais violentos a atingir terra firme da história. Após passar sobre o centro e o sul das Filipinas, Haiyan seguiu sobre o Mar do Sul da China em direção ao Vietnã.

As ilhas do arquipélago filipino amanheceram sob patrulhas de milhares de soldados nas zonas mais afetadas pelo tufão. Diversas cidades e vilas permaneciam totalmente isoladas, o que faz prever um número ainda mais elevado de vítimas fatais. "Temos informações de que imóveis desabaram, casas foram inundadas e ocorreram deslizamentos de terra", declarou o chefe da Cruz Vermelha, Gwendolyn Pang.

O Exército iniciou neste sábado o envio de aviões C-130 com material de socorro para Tacloban. Um jornalista do canal local GMA relatou a presença de dezenas de corpos nas ruas e em uma igreja. O mesmo repórter informou também ter visto cadáveres na cidade vizinha, Palo.

Veja galeria:


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895